Em andamento

2016 – Atual

ESTUDOS COMPARADOS SOBRE O ENSINO MÉDIO E SEUS EXAMES: REPERCUSSÕES NOS CURRÍCULOS E NOS PROJETOS DE VIDA DE JOVENS


Resumo: A utilização do Enem como exame de ingresso à educação superior e a ampliação das vagas para estudantes de escolas públicas nas universidades públicas, vem promovendo mudanças nos currículos e projetos político pedagógicos das escolas de ensino médio. Nesse sentido, um dos eixos do projeto está voltado para a realização de um estudo comparado sobre o Gaokao e o Enem, exames em larga escala que dão acesso à educação superior na China e no Brasil. O propósito é compreender o funcionamento, a adequação e os objetivos de cada exame, permitindo a realização de debates acerca da trajetória escolar daqueles que participam dos testes, da utilização desses exames como modelo de avaliação do ensino médio e de seleção para o ingresso na educação superior. Outro eixo consiste na realização de estudos comparados sobre o ensino médio e seus sujeitos. O ensino médio representa uma etapa de formação na vida dos jovens, não apenas intelectual-cognitiva, mas também um momento de construção de identidades e de pertencimentos a grupos, de elaboração de projetos de vida que acontecem a partir de condições socioeconômicas e de percursos biográfico-familiares bastante distintos. Desse modo, torna-se importante conhecer a organização dessa etapa da educação básica, do que e de como se está ensinando e aprendendo em diferentes contextos, bem como das possibilidades que se apresentam aos jovens após a conclusão do ensino médio.

 

Palavras-chave: Educação Internacional e Comparada. Estudos Comparados. Juventude. Ensino Médio. Currículo. Avaliação em Larga Escala

 

Financiamento: FAP/DF – Edital No 03/2016; CNPq – Chamada Universal No 01/2016 (processo n. 425041/2016-6); CNPq – Chamada No 12/2016 – Bolsas de Produtividade em Pesquisa – PQ (processo n. 311233/2016-3).

 

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2017 – Atual

 

A ORGANIZAÇÃO DO SISTEMA EDUCACIONAL INCLUSIVO DO DISTRITO FEDERAL E A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ENSINO MÉDIO

 

Resumo: A discussão sobre a reforma do ensino médio tem assumido centralidade no contexto da política educacional brasileira, sobretudo a partir do lançamento da Medida Provisória Nº 746/2016 e da divulgação dos resultados do desempenho dos estudantes do ensino médio no Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM). O presente projeto tem como objetivo geral compreender a organização da educação especial no sistema de ensino do Distrito Federal e o processo de inclusão escolar de estudantes com deficiência visual no ensino médio. A pesquisa é de abordagem qualitativa e será desenvolvida em dez escolas públicas do ensino médio do Distrito Federal, identificadas pelo maior número de estudantes com deficiência visual (cegueira e baixa visão) matriculados, conforme último Censo Escolar MEC/INEP. Serão participantes da pesquisa: gestores da Coordenação do Ensino Médio (COEMED) e da Coordenação de Educação Especial (COESP) da SEEDF; gestores e professores que atuam no ensino médio com estudantes com deficiência visual nas escolas pesquisadas; e estudantes com deficiência visual que frequentam o ensino médio nas instituições escolares selecionadas. O desenvolvimento da pesquisa prevê a utilização de três instrumentos de coleta de dados: análise de documentos, questionários e entrevistas. Para a análise dos dados será utilizado o Método Documentário, em suas quatro fases: a interpretação formulada, a interpretação refletida, a análise comparativa e a construção de tipos. A pesquisa pretende contribuir para a formulação de políticas educacionais no Distrito Federal e para a melhoria da qualidade e da equidade no sistema de ensino..

 

 

Financiador:  Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal – Outra.

 

 

2018 – Atual
A ORGANIZAÇÃO DO SISTEMA EDUCACIONAL INCLUSIVO E A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO COMPARADO ENTRE DISTRITO FEDERAL E GOIÁS
Resumo: O presente projeto tem como objetivo geral compreender a organização da educação especial no sistema de ensino do Distrito Federal e do Goiás e o processo de inclusão escolar de estudantes com deficiência visual no ensino médio. A pesquisa é de abordagem qualitativa e será desenvolvida em duas escolas públicas de ensino médio do Distrito Federal e do Goiás, identificadas pelo maior número de estudantes com deficiência visual (cegueira e baixa visão) matriculados, conforme último Censo Escolar MEC/INEP. Serão participantes da pesquisa: gestores estaduais responsáveis pela política de educação especial e do ensino médio das unidades federativas pesquisadas; gestores e professores que atuam no ensino médio com estudantes com deficiência visual nas escolas pesquisadas; professores que atuam nas salas de recursos e estudantes com deficiência visual que frequentam o ensino médio nas instituições escolares selecionadas. O desenvolvimento da pesquisa prevê a utilização de três instrumentos de coleta de dados: análise de documentos, questionários e entrevistas. Para a análise dos dados será utilizado o Método Documentário, em suas quatro fases: a interpretação formulada, a interpretação refletida, a análise comparativa e a construção de tipos. A pesquisa pretende contribuir para a formulação de políticas educacionais inclusivas no Distrito Federal, no Goiás, bem como na região Centro-Oeste.

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Financiador: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Outra

2017 – Atual

 

Análise das experiências de socialização e construção de valores da juventude do Rio Grande do Sul

 

Resumo: O projeto analisa características dos jovens contemporâneos no estado do Rio Grande do Sul no que diz respeito à educação, política e cultura, de modo a compreender o entendimento, expectativas e projetos que têm sobre o presente e o futuro. Para tanto, parte-se do entendimento do papel central que a escola ocupa como espaço de socialização dos jovens pelo tempo, formação de laços sociais formais e informais e pelos processos de aprendizagem desenvolvidos nessa instituição. Será tratado, em especial, a temática da constituição de valores relacionados à cultura política e cidadania, partindo-se do pressuposto de que valores democráticos são apreendidos e valorizados pelos jovens quando se apresentam enquanto experiência cotidiana. Nesse sentido, busca-se identificar se as escolas propiciam canais de participação política na constituição do cotidiano da instituição. A realização do projeto será feita por meio de pesquisa quantitativa junto a amostra representativa, considerando estudantes matriculados no ensino médio no Rio Grande do Sul, questionando-se sobre os temas que dizem respeito à socialização dos jovens, abordando temas sobre as esferas sociais familiares, escolares e públicas. Ainda, nas escolas em que forem aplicados os questionários, será analisada a estrutura disponível e entrevista junto à direção e professores(as) com tópicos atinentes ao objetivo da pesquisa e eventuais dificuldades encontradas no processo educativo, e, em especial, sobre a participação dos jovens na construção do espaço escolar. Após, serão feitos grupos de discussão para a análise da constituição de conhecimento conjuntivo nas unidades geracionais que partem de valores comuns para definição de suas ações sociais

Financiador:  Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-CNPQ.