Concluídas

2014 – 2016

GERAÇÃO SEM FRONTEIRAS: EXPERIÊNCIAS DE INTERCÂMBIO INTERNACIONAL DE JOVENS UNIVERSITÁRIOS


Resumo: As possibilidades para realização de intercâmbio internacional durante a graduação ainda são restritas e as dificuldades citadas estão geralmente relacionadas a aspectos de ordem financeira. Mas apesar das limitações e barreiras, mais de 60.000 estudantes de graduação, das áreas consideradas prioritárias para o desenvolvimento econômico do Brasil, foram contemplados com bolsas de estudo do programa Ciências Sem Fronteiras desde o ano de 2011. Julgamos necessário conhecer mais a fundo as experiências interculturais dos estudantes assim como os conhecimentos adquiridos durante a estadia no exterior. Alguns impactos (positivos ou negativos) da experiência de intercâmbio nem sempre são percebidos de forma imediata. No entanto, a mudança de um lugar para outro promove um processo de revisão da própria trajetória bem como da relação construída com o país de origem. Na medida em que os estudantes são convocados a se posicionar sobre questões políticas ou outros aspectos relacionados ao país em que vivem – seja em sala de aula ou em outros espaços durante a estadia no exterior -, são colocados em situações que os levam a conhecer melhor o próprio país e a refletir, por exemplo, sobre o que significa ser brasileiro no exterior. A pesquisa consistirá na aplicação de um questionário online. O projeto está organizado em torno de três eixos: 1) Experiências de estudantes oriundos de universidades localizadas na região Centro-Oeste; 2) Experiências de estudantes brasileiros que se deslocaram para países que integram os BRICS; 3) Experiências de intercâmbio estudantil na Alemanha.

 

Financiamento: CNPq – Chamada 43/2013 Ciências Humanas, Sociais e Aplicadas (processo n. 409049/2013-1).

 

Acesse o site da pesquisa.

 

 

 

2011 – 2013

ESTUDO COMPARADO SOBRE JOVENS UNIVERSITÁRIOS CHINESES E BRASILEIROS


Resumo: As pesquisas nas Ciências Sociais realizadas a partir de enquetes podem elucidar as diferenças, sejam elas culturais, sociais, econômicas, políticas, entre as percepções sobre as chances de mudanças de vida, ou sobre os impactos de diversos processos sociais, tais como a mobilidade, a educação, a deterioração ambiental, bem como as relações com outros países e povos. O projeto envolve pesquisadores brasileiros e chineses de distintas instituições e consiste na realização de um levantamento e análise comparativa entre jovens universitários brasileiros e chineses, incluindo, entre outros, a origem social, seus valores, estilo de vida, projetos de futuro e percepções dos estudantes chineses sobre o Brasil e vice-versa. No que diz respeito aos procedimentos de coleta de dados nesse estudo comparativo entre estudantes universitários brasileiros e chineses, foram aplicados, no ano de 2012, 4.200 questionários para estudantes de universidades com características distintas em duas cidades brasileiras e duas cidades chinesas. A amostra estratificada foi constituída da seguinte forma: 1) Aplicação de questionários em três universidades da capital brasileira (Brasília) e chinesa (Pequim) que se configuram como universidades de elite, mistas e não-elite; 2) Aplicação de questionários em três universidades localizadas em torno da principal cidade industrial brasileira (São Paulo) e chinesa (Xangai) que se configuram como universidades de elite, mistas e não-elite. Coordenação geral da pesquisa no Brasil: Tom Dwyer (Unicamp). Coordenação da pesquisa no Distrito Federal: Wivian Weller (UnB).

 

Financiamento no Brasil: Ipea – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada; CNPq – Chamada 2012 – Bolsas de Produtividade em Pesquisa (processo n. 308211/2012-0)

 

 

 

2009 – 2011

VIVÊNCIAS ACADÊMICAS E PROJETOS DE FUTURO DE JOVENS-MULHERES QUE INGRESSARAM PELO SISTEMA DE COTAS NA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA


Resumo: O presente projeto objetiva dar continuidade à pesquisa “Trajetória escolar e familiar de jovens-mulheres que ingressaram pelo sistema de cotas na Universidade de Brasília” desenvolvida no período de 2006 a 2008. Além da análise dos dados já coletados, serão realizadas novas entrevistas com parte das estudantes ouvidas anteriormente, com o intuito de verificar as mudanças ocorridas ao longo dos semestres cursados na Universidade de Brasília, considerando dois aspectos: 1) Vivências acadêmicas e percepção sobre a política de cotas; 2) Perspectivas profissionais e projetos de futuro. A implementação de ações afirmativas nas universidades implica também em um sistema de acompanhamento e avaliação dessas políticas. Novas pesquisas fazem-se necessárias com o objetivo de analisar as experiências dessas jovens na universidade, as perspectivas profissionais e os projetos de futuro.

 

Financiamento: CNPq – Chamada 43/2013 Ciências Humanas, Sociais e Aplicadas (processo n. 409049/2013-1);  Chamada 2009 – Bolsas de Produtividade em Pesquisa (processo n. 307317/2009-9).

 

 

 

2006 – 2008

TRAJETÓRIA ESCOLAR E FAMILIAR DE JOVENS-MULHERES COTISTAS DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA


Resumo: Nos últimos anos verifica-se o aumento de ações e de debates em torno da necessidade de políticas educacionais voltadas para a promoção da eqüidade de gênero, da superação das desigualdades étnico-raciais e regionais, de enfrentamento do racismo e do preconceito em relação aos afrodescendentes, aos homosexuais e outros grupos identitários, assim como de políticas públicas para adolescentes e jovens. A implementação de ações concretas implica também em um sistema de acompanhamento e avaliação dessas políticas, assim como de estudos teóricos e pesquisas empíricas que possam contribuir para a fundamentação dos programas educacionais voltados para a redução das desigualdades de gênero, étnico-raciais e de classe. No entanto, pesquisas a respeito dessas temáticas ainda são escassas no campo da Educação. São poucos os estudos que analisam os processos de escolarização e os caminhos percorridos por jovens-mulheres negras em direção ao tão sonhado e disputado ingresso em uma universidade pública. A presente pesquisa analisará as trajetórias de jovens-mulheres que ingressaram na Universidade de Brasília pelo sistema de cotas com o objetivo de verificar, por um lado, a relação entre família, escola e o meio sociocultural e, por outro, as experiências e estratégias desenvolvidas para enfrentar as hostilizações vividas enquanto jovens negras na universidade, enquanto grupo minoritário nos cursos de Ciências e como estudantes de carreiras “tipicamente” femininas (Pedagogia e Serviço Social).

 

Financiamento: CNPq – Chamada MCT/CNPq/PR-SMP 45/2005 – Relações de Gênero, Mulheres e Feminismos (processo n. 403216/2005-2); Chamada MCT/CNPq 61/2005 – Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas (processo n. 401121/2006-2), Chamada 2006 – Bolsas de Produtividade em Pesquisa (processo n. 308989/2006-6).

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