Sobre o GERAJU

O grupo de pesquisa Gerações e Juventude desenvolve, desde a sua criação em 2005, estudos voltados para a compreensão da condição juvenil contemporânea, bem como do papel da família, das instituições de ensino, dos grupos geracionais e do meio social nos percursos formativos e na construção de projetos de vida de jovens em distintos contextos. As pesquisas do GERAJU têm contribuído com o desenvolvimento do Método Documentário no Brasil, tendo como base teórico-epistemológica a Sociologia do Conhecimento de Karl Mannheim. O GERAJU está cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq e está vinculado à linha de pesquisa Estudos Comparados em Educação – ECOE do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília 

 

Além dos eventos organizados em parceria com outros grupos, das pesquisas apoiadas por órgãos de fomento, das orientações de teses, dissertações, iniciação científica e monografias, o GERAJU participa da formação continuada de professores da Educação Básica do Distrito Federal, por exemplo, na coordenação geral do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio – PNEM-DF (2014-2015), Portal Ensino Médio EMDiálogo: Animando redes sociais na escola pública (2012), Portal Ensino Médio EMDiálogo: Articulando rede de universidades com o Ensino Médio Inovador no Distrito Federal (2013) e na coordenação de duas edições do curso Gênero e Diversidade na Escola (2009).

 

O GERAJU atua em parceria com outros grupos de pesquisa de universidades brasileiras e mantém intercâmbio com universidades no exterior, entre outras: Beijing Normal University, Goethe-Universität Frankfurt am Main, Universität Münster, Universität Duisburg-Essen, Freie Universität Berlin. 

 

Atualmente o grupo está organizado em torno das seguintes linhas de pesquisa: 

 

Estudos comparados sobre juventude e educação

A linha de pesquisa tem como foco principal a realização de pesquisas comparadas nacionais e internacionais sobre trajetórias de escolarização de jovens e projetos de vida; ensino médio em perspectiva comparada; exames de acesso à educação superior; jovens na educação superior.

Coordenadora: Wivian Weller

 

Direitos Humanos e inclusão de jovens com deficiência no ensino médio e na educação superior

Essa linha de pesquisa compreende dois eixos principais: 1) A organização de sistemas educacionais inclusivos e o direito à educação para estudantes com deficiência em perspectiva comparada; 2) Trajetórias escolares/acadêmicas e projetos de vida de jovens com deficiência no ensino médio e na educação superior.

Coordenadora: Sinara Zardo

 

Gerações, gênero e juventude 

A linha de pesquisa tem como foco a realização de estudos e pesquisas ancoradas nos conceitos de gênero, geração e juventude. A apropriação refletida desses aportes teóricos torna-se importante na elaboração e condução de pesquisas empíricas sobre jovens e seus projetos de vida em distintas condições e contextos, bem como na construção de teorias a partir de estudos empíricos com base no Método Documentário. 

Coordenadoras: Wivian Weller e Lucélia Braga Bassalo

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