Dissertações de mestrado
39.Isabela Vince Esgalha Fernandes. Gênero e educação: disputas e resistências no processo de aprovação dos Planos Estaduais de Educação de Goiás e Distrito Federal. 2021.Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos e Cidadania) – Universidade de Brasília. Orientadora: Sinara Zardo.
38.Franklin de Paula Junior. ”Nós somos água”: cosmovisões e perspectivas políticas sobre a água a partir do diálogo com atores institucionais e da sociedade civil. 2021.Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos e Cidadania) – Universidade de Brasília. Orientador: Sinara Zardo.
37.Marcio Braz do Nascimento. Jovens de Ensino Médio em Tempo Integral e Educação em Direitos Humanos: a (trans)formação de sujeitos de direito. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Brasília. Orientador: Sinara Zardo.
36. Julia Medeiros Netto Ribeiro. ”A gente se arrepende demais de não ter estudado lá atrás”: um olhar sobre as trajetórias escolares de estudantes em distorção idade-série participantes dos projetos Trajetórias Criativas (RS) e Avanço do Jovem na Aprendizagem (MS). 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Brasília. Orientador: Wivian Weller.
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35. Hamanda Maiara Nascimento Pontes. Visões de mundo e significados sobre o ensino médio: um estudo comparado com jovens estudantes do diurno e noturno no Distrito Federal.2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Brasília. Orientador: Wivian Weller.
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34. Patrícia Helena Ribeiro de Souza Chagas. O direito à educação para as pessoas com deficiência nos atos normativos produzidos pelo Conselho Nacional de Educação (2008-2019). 2019. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos e Cidadania) – Universidade de Brasília. Orientador: Sinara Zardo.
33. Risla Lopes Miranda. Direito à literatura como direito humano: a literatura de ficção científica de autoria de mulheres do Distrito Federal em uma perspectiva de educação para igualdade de gênero. 2019.115f. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos e Cidadania) – Universidade de Brasília. Orientador: Sinara Zardo.
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32. Lídia Costa de Alencar. A política de educação especial/ inclusiva nas escolas públicas de ensino médio do Distrito Federal na perspectiva dos estudantes com deficiência visual 2019. 128f. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos e Cidadania) – Universidade de Brasília. Orientador: Sinara Zardo.
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- Francisco Márcio Junior. Percepções dos coordenadores pedagógicos sobre o uso de drogas entre estudantes da educação de jovens e adultos. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Brasília. Orientador: Sinara Zardo. Link: Acesse o repositório
- Rafaela Vilarinho Mesquita. Jovens no Ensino Médio: um estudo comparado com estudantes que migraram para a modalidade Educação de Jovens e Adultos. 2019. 227f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Brasília. Orientador: Wivian Weller.
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- Éllen Cintra Cardoso. Jovens negras no Enisno Médio Público e Privado no DF: um estudo comparado e intersencional sobre suas vivências e percepções do racismo . 2018. 217 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Brasília. Orientador: Wivian Weller.
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- Cilene Vilarins Cardoso da Silva. O ensino médio público no passado e presente: um estudo de seus sentidos e significados nas vozes docentes do Gama – DF. 2017. 131 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Brasília. Orientador: Wivian Weller.
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- Jaílton Lopes Vicente. Análise do discurso sobre fracasso e sucesso escolar no Brasil: um estudo comparado sobre as na mídia online (2000-2016). 2016. 132f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Brasília. Orientador: Wivian Weller.
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- Marilia Pereira Gonçalves. Enegrecendo o cotidiano escolar: estudo de caso em uma escola classe de Ceilândia (DF). 2013. 160f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Brasília. Orientador: Denise Maria Botelho.
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- Cleverson de Oliveira Domingos. “A gente é sobrevivente”: histórias e narrativas de professores e professoras de escolas públicas do Distrito Federal que se identificam como gays, bissexuais e lésbicas. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Brasília. Orientador: Wivian Weller. Obs.: Dissertação interrompida.
- José Francisco Roma Buzar. Interseccionalidade entre raça e surdez: a situação de surdos (as) negros (as) em São Luís – MA. 2012. 155f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Brasília. Orientador: Denise Maria Botelho.
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- Cristiana Santos Teixeira. Conselhos escolares do Paranoá/DF: a participação dos atores sociais negros. 2012. 228f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Brasília. Orientador: Denise Maria Botelho.
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- Givânia Maria da Silva. Educação como processo de luta política: a experiência de “educação diferenciada” do território quilombola de Conceição das Crioulas. 2012. 199 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Brasília. Orientador: Denise Maria Botelho.
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- Paula Janaina Silva. O papel da formação continuada de professores(as) para a educação das relações raciais. 2012. 161f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Denise Maria Botelho.
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- Lucilene Costa e Silva. Meninas negras na literatura infanto-juvenil: escritoras negras contam outra história. 2012. 147f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Brasília. Orientador: Denise Maria Botelho.
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- Lia Maria dos Santos de Deus. Políticas públicas em educação para mulheres negras: da prática do falo à construção da fala. 2011. 113f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Brasília. Orientador: Denise Maria Botelho.
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- Anderson Messias Roriso do Nascimento. O hip hop como experiência estética: apropriações e ressignificações por jovens do ensino médio privado. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Wivian Weller.
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- Ana Paula Barbosa Meira. Ações Afirmativas na Universidade de Brasília: A opinião das estudantes oriundas do sistema de cotas. 2010. 175f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Wivian Weller.
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- Iraci Pereira da Silva. Escola e relações de gênero: visões de mundo de jovens do Ensino Médio em Taguatinga, DF. 2010. 116f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Brasília. Orientador: Wivian Weller.
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- Nivaldo Moreira Carvalho. Ensino Médio Integrado, representações de gênero e perspectivas profissionais: um estudo com jovens dos cursos Agropecuária e Agroindústria em Guanambi, BA. 2010. 161f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Brasília. Orientador: Wivian Weller.
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- Sonia Regina Silva duarte. O perfil étnico-racial dos(as) ingressantes de 2009 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará: uma contribuição para a análise, proposição e implementação de medidas de açoes afirmativas. 2010. 135f. Dissertação (Mestrado em Educação)- Universidade de Brasília. Orientador: Eliane dos Santos Cavalleiro.
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- Ana José Marques. Políticas públicas e gestão da educação para o ensino de História e Cultura Afro-brasileira e africana: percepções de gestores e gestoras do Ministério da Educação – MEC. 2010. 171f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Brasília. Orientador: Eliane dos Santos Cavalleiro.
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- Antonio Gomes da Costa Neto. Ensino religioso e as religiões de matrizes africanas no Distrito Federal. 2010. 198f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Brasília. Orientador: Denise Maria Botelho.
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- Ruth Meyre Mota Rodrigues. Educação das relações étnico-raciais no Distrito Federal: desafios da gestão. 2010. 196f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Brasília. Orientador: Denise Maria Botelho.
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- Catarina Malheiros da Silva. Escola, saberes e cotidiano no campo: um estudo sobre os/as jovens do sertão da Bahia. 2009. 167f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Brasília, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Orientador: Wivian Weller.
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- Ericka Fernandes Vieira Barbosa. Políticas Públicas para o Ensino Médio e Juventude Brasileira. 2009. 220f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Brasília. Orientador: Wivian Weller.
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- Janete Otte. Trajetórias de mulheres na gestão de instituições públicas profissionalizantes: um olhar sobre os Centros Federais de Educação Tecnológica. 2008. 159f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Brasília. Orientador: Wivian Weller.
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- Danielle Valverde. Para além do Ensino Médio: a política de cotas da Universidade de Brasília e o lugar do (a) jovem negro (a) na educação. 2008. 263f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Wivian Weller.
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- Dirce Margarete Grösz. Representações de gênero no cotidiano de professoras e professores. 2008. 154f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Brasília. Orientador: Wivian Weller.
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- Maria Auxiliadora de Paula Gonçalves Holanda. Trajetórias de vida de jovens negras da Universidade de Brasília no contexto das ações afirmativas. 2008. 165f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Brasília. Orientador: Wivian Weller.
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- Cláudia Denís Alves da Paz. Gênero no trabalho pedagógico da educação infantil. 2008. 149 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Brasília. Orientador: Maria Abádia da Silva.
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- Arquimedes Belo Paiva. Políticas de Proteção à Infância: o Conselho Tutelar de Ceilândia como foco de análise. 2007. 139f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Wivian Weller.
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- Ernandes Barbosa Belchior. Não deixando a cor passar em branco: o processo de implementação de cotas para estudantes negros na Universidade de Brasília. 2006. 137f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientadora: Wivian Weller.
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- Viviane Ribeiro Corrêa. Nós e os outros – O impacto das migrações e dos programas de moradia em Florianópolis: relações sociais e conflitos na ótica de moradores adultos e de jovens no bairro Saco Grande. 2005. 208f. Dissertação (Mestrado em Sociologia Política) – Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientadora: Wivian Weller.
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